Denominações da "BUENA TERRA"

  • Publicado em: 06/10/2017 às 16:05   |   Imprimir

IGREJINHA - A primeira denominação recebida por nosso município tem referência a um dos lugares históricos de Bossoroca, a Igrejinha.

 

CAPÃO DA UNIÃO - Esta denominação, deu-se pelo fato da existência de uma grande área de matos de propriedade de Justino V. Marques, onde hoje é propriedade da senhora Marlene Kohler. Este mato tinha água fresca e sombra em abundância e estava localizado no Rincão da União, na estrada geral entre Carovi e Bossoroca.

 

VILA DOS CATAVENTOS - Uma das alternativas, senão a única, encontrada pelos antigos moradores, eram as torres com cata-ventos, destinados a gerar energia que carregava baterias acopladas às torres. Em razão da quantidade de cataventos existentes, que entre 1943 a 1949, chegou a ter 44 unidades, nosso município recebeu esta denominação.

 

VILA DE BOSSOROCA - Durante a festa de inauguração da pracinha da Vila, o Prefeito de São Luiz Gonzaga, Alcino Schorn de Moraes, na leitura da ata de inauguração da Vila, chamou o local de Igrejinha. De imediato, houve protestos de alguns cidadãos, não aceitando aquela denominação, pois Igrejinha era um local que já existia. Em razão dos protestos, o nome do Terceiro Distrito passou a ser Bossoroca.